Bodoquena
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bodoquena é um município brasileiro da região Centro-Oeste, situado no estado de Mato Grosso do Sul. Situada na região da Serra da Bodoquena, está a 70 km da cidade de Bonito. É um dos municípios que integram o complexo turístico do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, apresentando grande potencial turístico. E juntamente com Bonito, Jardim e Guia Lopes da Laguna, a cidade forma um importante cinturão turístico de Mato Grosso do Sul, com mais de 30 atrações diferentes.
Com o objetivo de incrementar o ecoturismo o Programa de Desenvolvimento do Turismo, recentemente houve investimentos de mais de R$ 130 milhões em obras e programas de saneamento, pavimentação e incentivo ao ecoturismo na região da Serra da Bodoquena.8
Geografia[editar | editar código-fonte]
Localização[editar | editar código-fonte]
A cidade de Bodoquena está localizada no sul da região Centro-Oestedo Brasil, a oeste de Mato Grosso do Sul e próximo à fronteira com oParaguai e Bolívia. Localiza-se a uma latitude 20º32'19" sul e a umalongitude 56º42'54" oeste. Distâncias:
- 251 km da capital estadual (Campo Grande)
- 1.385 km da capital federal (Brasília).
Geografia física[editar | editar código-fonte]
- Solo
Quanto ao solo, são encontrados diferentes tipos, concentrando o rendizina a oeste ocupando 52,1 % do total do município, o podzólico vermelho escuro na porção central com 10,7 % e o brunizém avermelhado com 8,4 % também na porção central, e o regossolo a leste ocupando 19,9 % do Município. Além destes também são encontrados em quantidade menor o solonetz solodizado, o glei pouco úmido e os solos litólicos.
- Clima e temperatura
O clima no município é caracterizado como Termoxeroquimênico Atenuado. A temperatura média do mês mais frio é maior que 15°C e menor que 20°C.
A duração do período seco é de 3 a 4 meses e as precipitações variam entre 1.200 a 1.500 mm anuais.
- Relevo e altitude
A Serra da Bodoquena, situada na borda sudeste do Complexo do Pantanal, é formada pelas cidades de Bonito, Jardim e Bodoquena. Conta com o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, criado em novembro de 2000, com 76.400 ha. Possui altitude de 132 metros.
- Vegetação
A análise da vegetação do município revela o domínio da savana(cerrado) nas fisionomias arbórea densa, gramíneo-lenhosa (Campo Limpo) e contato com floresta estacional e floresta estacional decidual. Com o passar do tempo, esta vegetação natural vem sendo descaracterizada devido a ações antrópicas, cedendo lugar às atividades agropecuárias, ampliando o domínio da pastagem.
- Hidrografia
O Município de Bodoquena pertence à Bacia Hidrográfica do Paraguai, Sub-bacia do Miranda. Nascem no município os rios Betione e Chapena e os córregos Furadinho e Campina. Fazem divisa com outros municípios os seguintes cursos d’água: rios Salobra e Miranda e córrego Furadinho com o Município de Miranda; córrego Taquarussú e o rio Chapena com o Município de Bonito.
Geografia política[editar | editar código-fonte]
- Fuso horário
- Área
Possui área de 2.507,24 km². A sede do município está localizada na porção central com uma área urbana de 963,2139 Ha e perímetro de 16.878,79 m, de acordo com a última lei de expansão urbana, Lei nº 257 de 26 de junho de 1.996, divididos em uma área central e 11 bairros, todos dentro do perímetro urbano.
- Subdivisões
Possui um distrito denominado Morraria do Sul.
- Limites
Localizada no entorno do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, Bodoquena Limita-se ao Norte com o Município deMiranda, ao Sul e ao Leste com o Município de Bonito, a Oeste com o Município de Porto Murtinho e Corumbá.
História[editar | editar código-fonte]
A existência da imensa, compacta e centenária floresta, na região da Serra do Bodoquena, município de Miranda, levou o governador do Estado, Arnaldo Estevão de Figueiredo, a implantar na região em 1950, uma colônia agrícola, pois as terras eram de patrimônio do Estado. A partir de então colonos de diversos lugares do país e de países vizinhos como o paraguaivieram para a região atraídos pela boa qualidade do solo propício para a agropecuária. Os primeiros colonos instalados foram Chico Mineiro e Alfredo Pedro de Araújo. No início a ligação entre Miranda e a colônia era chamado de Trilha dos Caminheiros da Fé, que totalizava 55 km e recebeu este nome por causa dos vários obstáculos (pântanos, morros, matas e igarapés) e que durante as cheias do Rio Miranda deixava a colônia praticamente isolada.
Com o desenvolvimento da colônia a partir de 1960, formou-se a Vila da Amizade, que já possuia um estabelecimento comercial. Em 14 de dezembro de 1963, através da Lei nº 2.079, passou a distrito com o nome de Patrimônio de Campão. Em 1977 passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul. O distrito passa a ser município através da Lei nº 87 de 13 de maio de 1980, a partir daí com o nome de Bodoquena, sendo desmembrado do município de Miranda.
Comemora-se seu aniversário dia 13 de maio.
Economia[editar | editar código-fonte]
A economia do Município se baseia na agropecuária, sendo responsável por mais de 40% da renda do município.
Turismo[editar | editar código-fonte]
Bodoquena é uma das promessas para o ecoturismo no Estado de Mato Grosso do Sul, devido ao seu forte potencial natural. Rios como o Betione e o Campina exibem cursos de águas cristalinas consequência da grande porção de calcário presente nos recursos hídricos. São vários balneários, grutas, cachoeiras e trilhas ecológicas que formam este complexo turístico. Juntamente com Bonito, Jardim e Guia Lopes da Laguna, constituem o Complexo Turístico da Serra da Bodoquena, região de grande potencial turístico. Abaixo as atrações locais:
- Gruta do Urubu-Rei
Possui uma trilha íngreme que acompanha uma corredeira. Seu nome se deve a concentração dessas aves. Situada a 15 metros de altura, possui uma nascente e uma cascata de aproximadamente 10 metros na sua fachada frontal
- Gruta Califórnia
Localizada na morraria da serra da Bodoquena, tem vista panorâmica do Campo dos Índios, uma reserva indígena. Possui 20 metros de altura.
- Córrego Azul
Afluente do Rio Salobra e com uma mata ciliar que margeia o córrego. Possui 800 metros de extensão com águas cristalinas.
- Trilha Ecológica da Boca da Onça
Possui esse nome por causa da concentração de onças no passado. Possui uma trilha de 3 km que corta uma mata nativa com várias árvores centenárias e vários animais silvestres. Avista-se 4 cachoeiras.
- Fazenda Indiana
Possui pista de pouso para pequenos aviões.
- Hotel-Fazenda Betione
Além de áreas de lazer, possui trilhas ecológicas de até 5 km, além de mais de 40 cachoeiras.
Cultura[editar | editar código-fonte]
Na cultura o município é conhecido pelas festas como as do Laço Comprido, Santos Reis e São Sebastião.
Eventos[editar | editar código-fonte]
- Aniversário do Município - 13 de Maio
Nenhum comentário:
Postar um comentário